PAIM FILHO/RS, 24/04/2017  
Comentários

Sítio Tio Fiorindo: Indubrasil Gaúcho na Expozebu


           No mês de maio do corrente ano aconteceu a 77º EXPOZEBU, maior exposição de gado zebuíno do mundo em Uberaba, Minas Gerais. Estive participando juntamente com o Núcleo Gaúcho de criadores de Gir Leiteiro. São os seguintes criadores: Jaime Francisco da Conceição, Jairo André Gorczevski, José Amaral, Álvaro Bombonatto, Iliseu Pressler, Carlos Jacob Wallauer, Luis Carlos Maciel Duarte, Rogério Conzatti, Airton Zampiron, Airton Carlos Schneider e o meu compadre Claudir Guadagnim. Quero parabenizá-los pelo empreendedorismo e a grande visão no mercado do leite e da carne e agradecer tão calorosa companhia nos dias em que estivemos juntos.
           Durante a referida exposição representei os criadores de INDUBRASIL do Rio Grande do Sul o que me deixou muito feliz pela oportunidade e pela confiança depositada. Muitas coisas positivas devem ser abordadas, dentre as quais a que mais me deixou feliz foi a de saber que a raça foi a que teve maior crescimento nos últimos anos, conforme informação do criador José Henrique Fugazzola Barros. Outra informação muito importante foi a de que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais compra sêmen da raça no país, nos colocando na primeira colocação nacional, mostrando assim a grande aceitação por aqui da raça Indubrasil.
           Senhores criadores! Podemos comemorar. O Indubrasil esta provando dia após dia o seu merecido lugar de destaque no mercado nacional e internacional. Depois de anos a raça voltou a participar dos concursos leiteiros da exposição, obtivemos o registro próprio para o Indolando (resultante do cruzamento do Indubrasil com o Holandês) e o melhor de tudo, os animais estão mais dóceis, com desafios zootécnicos sendo superados, colocando a raça em um patamar que lhe deixa pronta para ser cruzada com qualquer outra para buscar aquilo que é muito preciso nos dias atuais, a heterose.
           Com intuito de melhoramento genético na propriedade, adquiri uma novilha PO para em breve fazermos transferência de embriões (TE) e Fecundação In Vitro (FIV), acelerando ainda mais a genética atual. TROVOADA DA NATUREZA estava exposta em Minas Gerais na exposição acima referida, filha da Gema do General, (grande Campeã da Expozebu 2005 e matriz modelo da raça Indubrasil na Expozebu 2008) com o touro Darno da Santa Luzia, prometendo produzir muito leite e carne, como seus pais.
Amigos e amigas. O caminho está aberto, a raça está forte, organizada e pronta para ser usada tanto para corte, como para o leite, tanto puro, como para cruzamento industrial. Em breve no meu criatório estarei realizando o cruzamento da vaca Indubrasil com o touro Charolês em busca da raça Canchim numa simples prova do que podemos conseguir e aonde podemos chegar.
           Temos problemas? Sim, temos. O grande problema atual não esta na raça em si, mas sim na forma de como a raça é vista. Vejam bem. O indubrasil contribuiu muito na formação do Brahman, do Canchim e agora do Indolando, entre outras tantas outras cruzas que temos mundo afora, ou seja, estão provadas as suas qualidades.
O que falta é apenas uma divulgação melhor conduzida, uma organização dos criadores, um investimento por parte dos órgãos que cuidam da pecuária nacional e um trabalho de apresentação melhor orientado nas exposições Brasil afora, bem como que as verdadeiras informações venham a ser trazidas a todos. Os velhos mitos devem ser derrubados, na atualidade temos um novo Indubrasil.
           Criadores! Vamos debater, vamos nos organizar, e mostrarmos o verdadeiro e o moderno indubrasil. Chamem os técnicos da ABCZ e vamos registrar, vamos fazer controle leiteiro, vamos cruzar e vamos cuidar melhor dos nossos rebanhos.
           Agradeço mais uma vez ao Núcleo Gaúcho de criadores de Gir Leiteiro, ao amigo Nathã, grande incentivador, ao presidente nacional da raça, Roberto Góes, ao seu Clarindo, Paulo Lemos, Djenal, Waldir Barbosa de Oliveira, Paula Cussi e ao seu José Henrique Fugazzola de Barros, grande opção futura de parcerias. Mais uma vez me coloco a disposição para fomentarmos a raça através dos meus contatos.

Agradeço a oportunidade, até a próxima!

Elair Bachi.

Voltar

Contador de visitas